Conversão sistema RGB para código Hexadecimal

A cor que é vista no monitor do computador é formada pela mistura das cores vermelho, verde e azul (RGB) com diferentes graus de intensidade. A linguagem HTML possibilita misturar até 256 níveis de intensidade de cada uma destas cores através de um sistema hexadecimal. No quadro abaixo, experimente misturar estas cores com diferentes níveis de intensidade (de 0 a 255) e observe o resultado.

Vermelho (R)
Verde (G)
Azul (B)

código da cor em HTML = " # R R G G B B "

O código da cor em HTML é composto pelo símbolo "#" seguido da intensidade (entre 0 e 255) de cada uma das cores do sistema RGB. A intensidade da cor não é representada na base decimal, mas sim, na base hexadecimal (o que resulta num número de 2 dígitos).

Base Hexadecimal

O nosso sistema de numeração é o decimal; existem 10 símbolos de número: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9. Na base hexadecimal, existem 16 símbolos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, A, B, C, D, E, F. Desta forma, o dígito "A" vale 10, o dígito "B" vale 11, ... e o dígito "F" vale 15. Para converter um número inteiro da base decimal para a base hexadecimal, siga o seguinte algoritmo:

  • Divida o número sucessivamente por 16.
  • A representação deste número na base hexadecimal será composta pelos restos da divisão, na ordem inversa, onde cada resto é representado pelo respectivo dígito na base hexadecimal.

Veja os exemplos abaixo:

O anúncio abaixo ajuda a manter o Squids Arduino funcionando

Você está preparado?

Imagem 1

JSN Epic template designed by JoomlaShine.com