Descrição

O potenciômetro é um componente eletrônico que possui resistência elétrica ajustável. Podemos defini-lo como um tipo especial de resistor, ou seja, pode limitar o fluxo de corrente elétrica que passa por ele com a diferença de que o potenciômetro pode ter a sua resistência ajustada.  O resistor comum, por sua vez, tem um valor de resistência elétrica sempre fixo.

Os potenciômetros são normalmente utilizados em aparelhos de som, controle de videogames, controle de brilho e contrastes de imagem e várias aplicações em Arduino.

Imagem relacionada

Simbologia

 Símbolos de Potenciômetro:

 Símbolos do potenciômetro

 Comparação dos símbolos entre Resistor, Reostato, Potenciômetro, Termistor e Fotoresistor:

Imagem relacionada                                                                           

Características de um potenciômetro de eixo giratório

O potenciômetro geralmente possui três terminais e um eixo giratório para ajuste do fluxo da sua resistência elétrica. A resistência de um potenciômetro é medido em ohms e comercialmente são especificados pelo valor nominal da resistência máxima, impresso no seu corpo.

Potenciômetros mais comuns no mercado:

Os potenciômetros são utilizados em circuitos de baixa tensão e corrente, devido a sua baixa potência que normalmente vai de 0,25w a 1w. Se você necessitar de um pouco mais de potência pode usar um potenciômetro de fio, que pode suportar comumente 4w, ou um reostato.

Dimensões de Referência

Exemplo de um potenciômetro com 20mm comprimento do eixo:

Resultado de imagem para exemplo de potenciometro linear e logarítmico

Potenciômetros de eixo giratório geralmente possuem um giro é de 270 graus. Existem potenciômetros de maior precisão chamados de multivoltas.

Funcionamento de um potenciômetro

O potenciômetro é uma resistência que pode ser ajusta por intermédio de um cursor, o qual está em contato com uma resistência ligada a dois terminais. O cursor ou contato móvel tem sua saída ligada ao Terminal Cursor. O Contato móvel do Potenciômetro se desloca do valor zero (ou resistência mínima) ao valor máximo, conforme mostra a figura abaixo:

Ligações mais comuns em um potenciômetro de eixo giratório

Ligando como um reostato:

As formas comuns de se ligar um potenciômetro como reostato são mostradas abaixo. Neste caso vamos tomar como exemplo um potenciômetro linear de 10K ohms.

Potenciômetros

Ponteciômetro 1: está com os terminais a e b ligados, neste caso ele varia sua resistência entre 0 ohm e 10 k ohms, nessa ligação quando você gira o eixo para a esquerda ele diminui a sua resistência e quando você gira para a direita aumenta a sua resistência.

Ponteciômetro 2: está com os terminais b e c ligados, neste caso ele varia sua resistência entre 0 ohm e 10 k ohms, nessa ligação quando você gira o eixo para a esquerda ele aumenta a sua resistência e quando você gira para a direita diminui a sua resistência.

Ponteciômetro 3: a resistência é fixa, no caso 10 k ohms. Mesmo se você girar o eixo para qualquer lado a resistência não varia.

Obs.: Um reostato serve para controlar o fluxo de corrente em um circuito.

Ligando como um potenciômetro (divisor de tensão):

Obs.: Um potenciômetro serve como um divisor de tensão (leia: Divisores de Tensão)

Potenciômetros lineares e logarítmicos

Em relação à curva de resposta em função do ângulo de giro do eixo, existem alguns tipos de potenciômetros, dentre os quais os mais comuns são os lineares (sufixo B ao final do valor comercial impresso no corpo do potenciômetro) e os logarítmicos (sufixo A ao final do valor comercial impresso no corpo), mas existem outros tipo como por exemplo o exponencial.

Linear: Neste tipo de potenciômetro o movimento de regulagem da resistência é diretamente proporcional a resistência resultante. 

logarítmico: Neste tipo de potenciômetro o movimento de regulagem da resistência é uma função logarítmica que por sua vez define a resistência resultante. Esse tipo é bastante utilizado em sistemas de som automotivo, residencial e profissional por ser considerado mais "suave" na variação da resistência. Mas também temos o tipo logarítmicos reverso (exponencial), que é o mais agressivo na variação da resistência.

O gráfico abaixo mostra o comportamento dos potenciômetros lineares, logarítmicos e logarítmicos reversos (exponencial).

Gráfico potenciômetro linear logarítmo

O que é Arduino?

  • Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica, com objetivo de permitir o desenvolvimento de controle de sistemas interativos, de baixo custo e acessível a todos.
  • Com o Arduino é possível enviar e receber informações de praticamente qualquer sistema eletrônico.
  • Ardunio é open-source, ou seja, pode ser reproduzido e usado por todos sem a necessidade de pagamento de royalties ou direitos autorais.
  • A plataforma é composta praticamente de duas partes: O Hardware e o Software.

Você está preparado?

Imagem 1

JSN Epic template designed by JoomlaShine.com