Básico - Projeto 33

Criar sons utilizando um buzzer ou um disco piezoelétrico

Objetivo

Neste projeto vamos criar sons utilizando um buzer ou um disco piezoelétrico. Através de um botão (push button), podemos selecionar qual componente desejamos usar para gerar os sons, um buzzer ou um disco piezoelétrico.

Disco Piezoelétrico: Um disco piezo funciona quando uma corrente elétrica passa pelo material cerâmico do disco, fazendo com que ele mude de forma e produza um som. O disco também funciona de forma inversa: quando se bate nele ou ele sofre algum tipo de pressão, a força no material provoca a geração de uma corrente elétrica. Para saber mais, leia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Piezoeletricidade e Transdutor Piezoelétrico.

Resultado de imagem para disco piezo elétrico com fio

Buzzer: Nada mais é do que um transdutor piezoelétrico encapsulado.

 

Obs.: O buzzer e o disco são dispositivos piezoelétricos. Quando se aplica um sinal elétrico e um determinada frequência, o dispositivo piezoelétrico produz uma nota musical. As notas variam de acordo com a frequência utilizada. (O ouvido humano pode ouvir sons nas frequências entre 20 e 20.000 Hz).

Aplicação

Para fins didáticos e criação de sons com arduino.

Componentes necessários

Referência

Componente

Quantidade

Imagem

Observação

Protoboard Protoboard 830 pontos

Comprar

1 Resultado de imagem para protoboard 830v

No mínimo utilizar protoboard com 830 pontos

Jumpers Kit cabos ligação macho / macho

Comprar

1  
Resistor

Resistor

Comprar

1

Resistor de 10KΩ (push button)

Push Button  Push Button 6x6x5m

Comprar

1  
Buzzer

Buzzer ativo 5V 12mm

Comprar

1  
Transdutor Piezoelétrico

Disco Piezoelétrico 27mm com fios

Comprar

1 https://www.vidadesilicio.com.br/media/catalog/product/cache/2/thumbnail/450x450/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/v/k/vktech_12pcs_27mm_piezo_discs_with_leads_mic_drum_trigger_acoustic_pickup_cbg_guitar.jpg  
Arduino UNO R3 Arduino UNO Original

Comprar

 

Arduino UNO Similar

Comprar

1 Você poderá utilizar uma placa Arduino UNO original ou similar

Montagem do Circuito

Conecte os componentes no Protoboard como mostra a figura abaixo. Verifique cuidadosamente os cabos de ligação antes de ligar seu Arduino. Lembre-se que o Arduino deve estar totalmente desconectado da força enquanto você monta o circuito.


Atenção

1) O buzzer tem polaridade. Portando, cuidado para não ligar o buzzer invertido. Se você retirar o adesivo superior do buzzzer poderá ver um sinal de positivo (+). Este sinal mostra onde está o pino positivo do componente que deverá estar conectado ao Arduino.