Básico - Projeto 34

Criar melodia utilizando um buzzer ou um disco piezoelétrico

Objetivo

Neste projeto vamos criar um circuito e um programa no IDE do Arduino para gerar melodias através sonorizador piezoelétrico, que pode ser um disco piezoelétrico ou um buzzer. Neste exemplo vamos fazer com que o seu Arduino toque o refrão da música “Puff, o Dragão Mágico” (no original, “Puff, the Magic Dragon”).

Disco Piezoelétrico: Um disco piezo funciona quando uma corrente elétrica passa pelo material cerâmico do disco, fazendo com que ele mude de forma e produza um som. O disco também funciona de forma inversa: quando se bate nele ou ele sofre algum tipo de pressão, a força no material provoca a geração de uma corrente elétrica. Para saber mais, leia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Piezoeletricidade e Transdutor Piezoelétrico.

Resultado de imagem para disco piezo elétrico com fio

Buzzer: Nada mais é do que um transdutor piezoelétrico encapsulado.

 

Obs.: O buzzer e o disco são sonorizadores piezoelétricos. Quando se aplica um sinal elétrico e um determinada frequência, o dispositivo piezoelétrico produz uma nota musical. As notas variam de acordo com a frequência utilizada. (O ouvido humano pode ouvir sons nas frequências entre 20 e 20.000 Hz).

Aplicação

Para fins didáticos e criação de sons com arduino.

Componentes necessários

Referência

Componente

Quantidade

Imagem

Observação

Protoboard Protoboard 830 pontos

Comprar

1 Resultado de imagem para protoboard 830v

No mínimo utilizar protoboard com 830 pontos

Jumpers Kit cabos ligação macho / macho

Comprar

1  
Buzzer

Buzzer ativo 5V 12mm

Comprar

1 Utilize um buzzer ou um disco piezoelétrico
Transdutor Piezoelétrico

Disco Piezoelétrico 27mm com fios

Comprar


 

1 https://www.vidadesilicio.com.br/media/catalog/product/cache/2/thumbnail/450x450/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/v/k/vktech_12pcs_27mm_piezo_discs_with_leads_mic_drum_trigger_acoustic_pickup_cbg_guitar.jpg Utilize um buzzer ou um disco piezoelétrico 
Arduino UNO R3 Arduino UNO Original

Comprar

 

Arduino UNO Similar

Comprar


 

1 Você poderá utilizar uma placa Arduino UNO original ou similar

Montagem do Circuito

Conecte os componentes no Protoboard como mostra a figura abaixo. Verifique cuidadosamente os cabos de ligação antes de ligar seu Arduino. Lembre-se que o Arduino deve estar totalmente desconectado da força enquanto você monta o circuito. Neste projeto você poderá utilizar um buzzer ou um disco piezoelétrico na montagem do circuito. Se possível, teste com os dois componentes.


Atenção

1) O buzzer tem polaridade. Portando, cuidado para não ligar o buzzer invertido. Se você retirar o adesivo superior do buzzzer poderá ver um sinal de positivo (+). Este sinal mostra onde está o pino positivo do componente que deverá estar conectado à uma porta digital do Arduino e o polo negativo ao GND.