A+ A A-

1. Estrutura básica da matéria

Conceitos que definem os diferentes materiais do ponto de vista atômico:

1.1. Átomo e materiais

1.1.1. O átomo é constituído principalmente por três tipos de partículas: elétrons, prótons e nêutrons.

1.1.1.1. O núcleo é formado basicamente por partículas carregadas positivamente (os prótons) e por partículas sem carga relevante, também chamadas neutras (os neutrons).

1.1.1.2. O orbital de elétrons ou simplesmente eletrosfera é composta pelos elétrons que são partículas carregadas negativamente.

1.1.2. A carga do elétron é igual a do próton, porém, com sinal contrário.

https://s4.static.brasilescola.uol.com.br/img/2014/07/atomo.jpg

1.1.3. Os elétrons, partículas carregadas negativamente, giram em torno do núcleo distribuindo-se em até sete camadas na eletrosfera.

Imagem relacionada

 1.1.4. A camada mais externa é denominada de valência, e geralmente é a camada responsável pelas reações químicas.

1.1.5. Todos materiais encontrados na natureza são formados por diferentes tipos de átomos, diferenciados entre si pelo seu número de prótons, elétrons e nêutrons.

1.1.6. Em eletrônica, cada material tem um comportamento à passagem de corrente elétrica, que pode ser dividido em três tipos principais: Materiais Condutores, Materiais Isolantes e Materiais Semicondutores:

 

1.2.  Materiais Condutores de Eletricidade

1.2.1. São materiais que não oferecem resistência a passagem elétrica. Materiais condutores se caracterizam pelo fato de que os elétrons na camada de valência estarem fracamente ligados ao átomo, desprendendo-se facilmente do átomo e movimentando-se livremente no interior dos materiais.

1.2.2. Normalmente os metais possuem em sua última camada (camada de valência) elétrons livres que dão ao material propriedades condutoras.

1.2.3. O cobre, por exemplo, que é um excelente condutor de eletricidade, possui somente um elétron na camada de valência e tem facilidade de cedê-lo para ganhar estabilidade. O elétron cedido torna-se um elétron livre.