A+ A A-

1.1 - Variáveis em circuitos

A figura abaixo representa um circuito: componentes elétricos ligados por meio de condutores. Os pontos de conexão são os nós do circuito. Representamos o número de nós em um circuito pela letra n.

Os dispositivos de circuito que possuem dois terminais condutores (fontes, resistores, leds, capacitores, etc...) são representados geralmente por bipolos (ver figura abaixo). O número de bipolos é representado pela letra b.

 

Na análise de circuitos aparecem as correntes e tensões no diversos elementos do circuito. As relações entre as correntes e tensões dependem da maneira como os elementos estão associados. Tanto as correntes como  as tensões estão relacionadas por equações lineares, decorrentes da lei das tensões de Kirchhoff.

1.1.1 Corrente

A corrente elétrica é, em geral, associada à movimentação ordenada de cargas elétricas: uma corrente constante i (em amperes) em um condutor durante um tempo T (em segundos) corresponde à passagem de uma carga q (em coulombs).

Se a corrente varia com o tempo, a carga que atravessa o condutor em um instante inicial 0 e um instante qualquer é dada pelo a integral: