Desafio15 - Controlar buzzer com botões ou pelo teclado

Desafio 15 - Projeto 36

Controlar um buzzer através de 2 botões (push button) ou teclado

Com base no projeto 36, resolva os seguintes desafios:

1. Altere o circuito do projeto, substituindo o potenciômetro por 2 botões (push button). Apertando o botão da direita a frequência do buzzer aumentará e apertando o botão da esquerda a frequência diminuirá. Utilize os valores os mesmos valores da frequência mínima e máxima do projeto original, variando de 0 a 2500.

 

2. Acrescente um potenciômetro para servir como ajuste de volume dos sons gerados. Observe que o potenciômetro deverá estar montado no circuito como um reostato.

Resultado de imagem para potenciometro como reostato

3. Crie um sistema onde você irá digitar notas musicais pelo teclado fazendo com que o buzzer toque estas notas. Lembre-se que através da função tone(), definimos o pino de conexão do buzzer, a frequência e a duração. Utilize como referência as seguintes notas musicais (Por exemplo, NOTE_C4 tem frequência de 262 Hz):

Dicas e orientações

1) Para construir a montagem do circuito e sketch do primeiro desafio, tome como base o projeto 24.

1.1) Faça a montagem dos botões (push button) de acordo com os conceitos resistor pull-down, pull-up ou pull-up interno do Arduino. Veja os projetos: projeto 2, projeto 2a, projeto 2b.

2) Para elaborar o desafio 2, tomo como base o projeto 35.

3) Para elaborar o desafio 3, tome como base o projeto 27.

 

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