Início
/
Projetos Arduino
/
Jogos
/
Jogo das Palavras Embaralhadas - arduino jogo #02
Jogo das Palavras Embaralhadas - arduino jogo #02
Angelo Luis Ferreira | 21/12/2018
Acessos: 7.176
Jogo 2 : Jogo das Palavras Embaralhadas
Objetivo
Neste projeto vamos apresentar o "Jogo das Palavras Embaralhadas" onde o Arduino embaralha as palavras ou frases digitadas no computador para que o seu adversário tente adivinhar a palavra correta. Ao clicar no botão (push button) a palavra ou frase que aparece embaralhada no display de LCD é então corrigida automaticamente.
Aplicação
Para fins didáticos.
Componentes necessários
Referência
|
Componente
|
Quantidade
|
Imagem
|
Observação
|
Protoboard |
Protoboard 830 pontos |
1 |
|
No mínimo utilizar protoboard com 415 pontos
|
Jumpers |
Kit cabos ligação macho / macho |
1 |
|
|
Display LCD |
Display LCD 16 X 2 com pinos soldados |
1 |
|
LCD que utilize o controlador HD44780 (veja na descrição ou datasheet do componente)
O display poderá ser de qualquer cor (fundo verde, azul ou vermelho)
|
Potenciômetro |
Potenciômetro 10K (linear) |
1 |
|
O valor do potenciômetro aumenta quando giramos o eixo do componente na direção do polo negativo para o polo positivo.
Obs.: Se não possuir potenciômetro de 10KΩ você poderá utilizar um de outro valor, de 1kΩ até 100kΩ.
|
Push Button |
Push button 6X6X5mm |
1 |
|
|
Arduino UNO |
Arduino UNO R3 |
1 |
|
Você poderá utilizar uma placa Arduino UNO original ou similar
|
Montagem do Circuito
Conecte os componentes no Protoboard como mostra a figura abaixo. Verifique cuidadosamente os cabos de ligação antes de ligar seu Arduino. Lembre-se que o Arduino deve estar totalmente desconectado da força enquanto você monta o circuito.
Atenção
1) Neste projeto vamos utilizar um display LCD 16x2 com controlador HD44780, que se adapta aos mais diversos projetos com vários modelos de placas e microcontroladores. Este display possui 16 colunas por 2 linhas com backlight (luz de fundo) verde, azul ou vermelha e tem 16 pinos para a conexão.
Atenção: Utilize um display LCD com os pinos soldados.
2) Preste muita atenção na montagem do dsiplay LCD. Observe que utilizamos os 6 primeiros pinos do LCD, pulamos os 4 próximos e então utilizamos mais 6pinos. Veja a tabela abaixo:
3) Observe que nesse projeto o potenciômetro foi montado como um divisor de tensão, onde utilizamos os 3 terminais do componente:
Obs.: Ao girar o eixo do potenciômetro, o valor da tensão deverá aumentar do negativo para o positivo, ou seja, se a tensão do circuito for 5V, o potenciômetro irá variar de 0 a 5V.
No nosso exemplo, girando-se o eixo do potenciômetro no sentido horário, aumentamos a tensão na entrada do pino 3 do display e diminuímos o contraste dos caracteres com o back light (luz de fundo) até que não é mais possível visualizá-los. Fazendo o contrário, ou seja, diminuindo a tensão até o zero, teremos um contraste máximo entre os caracteres e a luz de fundo.
4) Monte o botão (push button) sem o resistor, pois através da programação vamos habilitar o resistor pull-up interno do arduino. Desta forma, quando o botão estiver pressionado, o Arduino retornará "LOW" ou "0". Assista o vídeo Arduino: Botão e Resistor de Pull Up Interno
5) Veja abaixo como ficou a montagem do nosso projeto:
Código do Projeto (Sketch)
1) Faça o dowload e abra o arquivo jogo2.ino no IDE do Arduino: DOWNLOAD - jogo2.ino
Vídeo
Como o projeto deve funcionar
1. Ao executar o programa, abra o monitor serial do IDE do Arduino. Digite uma palavra ou uma frase (máximo de 16 caracteres)
2. Observe que a palavra ou a frase digitada aparece no display toda embaralhada.
3. Para visualizar a palavra ou frase correta, clique no botão (push button).
Créditos
Este projeto foi uma adaptação do projeto original: https://dragaosemchama.com/2014/04/utlilizando-o-display-lcd-com-arduino/.
Desafios
Com base neste projeto, resolva os seguintes desafios: Desafio 33
O anúncio abaixo ajuda a manter o Squids Arduino funcionando
Comentários