Projeto 04b - Push Button como interruptor - liga e desliga (método alternativo ao Projeto 04a)

Básico - Projeto 04b

Botão (push button) com duas funções: liga e desliga (pull-down ou pull-up)

Objetivo

Criar um projeto alternativo ao Projeto 04a para atribuir duas funções em um único botão (push button). Trata-se de um projeto que utiliza também um scketch padrão e eficiente para utilizar um botão (push button) montado de qualquer forma, seja com resistor pull-up ou resistor pull-down.

Observação: Os botões de pressão (push button) apenas mudam seu estado enquanto estamos pressionando, voltando ao seu estado original quando o botão é liberado. Neste projeto, teremos uma rotina para atribuir a um só botão duas funções de ligar e desligar um componente eletrônico qualquer.

ATENÇÃO: Para saber mais sobre o uso de botões (push buttons), leia também a nossa dica de software - Como usar push button com Arduino (programação).

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Aplicação

Para fins didáticos e projetos gerais.

Componentes necessários

Referência

Componente

Quantidade

Imagem

Observação

Protoboard Protoboard 830 pontos

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1 Resultado de imagem para protoboard 830v

No mínimo utilizar protoboard com 830 pontos

Jumpers Kit cabos ligação macho / macho

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1  
Resistor

Resistor

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2

1 Resistor 150Ω (led laranja, vermelho ou amarelo)

1 Resistor 10KΩ (push button)

Se precisar usar outros valores, calcule o resistor apropriado para o led utilizado - Calcular Resistor.

Led 5mm LED 5mm

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1

1 LED alto brilho ou difuso (qualquer cor)

Você poderá utilizar também LEDs de 3 mm na cor que desejar.

Push Button Push button 6X6X5mm

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1  
Arduino UNO R3 Arduino UNO Original

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Arduino UNO Similar

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1

Você poderá utilizar uma placa Arduino UNO original ou similar

Montagem do Circuito

Conecte os componentes no Protoboard como mostra a figura abaixo. Verifique cuidadosamente os cabos de ligação antes de ligar seu Arduino. Lembre-se que o Arduino deve estar totalmente desconectado da força enquanto você monta o circuito.

Atenção

1) Lembre-se que o LED tem polaridade: O terminal maior tem polaridade positiva e o lado do chanfro tem polaridade negativa.

1.1. Portanto, faça a conexão do Arduino no terminal positivo (anodo) e o GND no terminal negativo (catodo) do led.

1.2. Para evitar danos ao led é necessário a inclusão de um resistor no circuito. Como o resistor é um limitador da corrente elétrica, ele poderá estar conectado no anodo (terminal maior) ou no catodo (terminal menor) do led, tanto faz

2) Determinamos o valor do resistor através da tabela prática: Tabela prática de utilização de leds 3mm e 5mm. Entretanto, o mais correto é sempre verificar o datasheet do fabricante do LED para você ter os exatos valores de tensão e corrente do mesmo - leia Como calcular o resistor adequado para o led. (Obs.: Resistores superiores a 250 Ω poderão ser utilizados em LEDs de todas as cores para um circuito com tensão igual ou inferior a 5V).

2.1. Valores utilizados para nossos projetos: LEDs difusos ou de alto brilho: Vermelho, Laranja e Amarelo: 150 Ω | Led Verde e Azul: 100 Ω

3) Neste exemplo vamos utilizar o botão (push button) com resistor pull-down (resistor conectado no GND). Desta forma, quando o botão estiver pressionado, o Arduino retornará "HIGH" ou "1". Entretanto, o objetivo deste projeto é você utilizar o mesmo programa para qualquer montagem do resistor, seja pull-down ou pull-up. Leia mais em Resistores Pull-down e pull-up

Obs.: Os resistores pull-up e pull-down garantem um nível lógico estável quando por exemplo uma tecla não está pressionada. Geralmente utiliza-se um resistor de 10KΩ para esse propósito. A seguir é exibida a ligação desses resistores no circuito para leitura de tecla do botão:

Entradas-e-Saídas-digitais-Arduino-pull-up-pull-down

4) A montagem abaixo foi realizada em um protoboard com linhas de alimentação não contínuas, onde acrescentamos jampers para a ligação. Verifique se o seu protoboard possui linhas de alimentação contínuas ou separadas - saiba mais em protoboard

Código do projeto (Sketch)

Faça o dowload e abra o arquivo projeto04b.ino no IDE do Arduino: {source} {/source}

Ou se preferir, copie e cole o código abaixo no IDE do Arduino:

/*******************************************************************************
*
*    Projeto 04b – Push button com funão liga / desliga (qualquer montagem)
*                   http://squids.com.br/arduino
*
*******************************************************************************/

// set pinos
const int buttonPin = 8; // número do pino pushbutton 
const int ledPin = 3; // número do pino LED 
 
// set variables
int estado = 0; // variável para leitura do push button
int estado_anterior = 0;// armazenar o estado anterior do push button
int guarda_estado;  // variável para armazenar valores do push button
 
void setup() {
// define o pino do Led como saída do Arduino
pinMode(ledPin, OUTPUT);
// define pino do pushbutton como entrada do Arduino:
pinMode(buttonPin, INPUT);
}
 
void loop(){
// le o estado pushbutton: ligado (HIGH) ou desligado (LOW)
estado = digitalRead(buttonPin);
 
// verifica se o botão (pushbutton) está pressionado
if ((estado) && (!estado_anterior)) { // Se estado for HIGH e estado_anterio LOW
    // inverte valor da variável guarda_estado
    guarda_estado = !guarda_estado;
    delay(10);
}
 
if (guarda_estado == HIGH) {
    // liga o led
    digitalWrite(ledPin, HIGH);
} else {
    // desliga o led
    digitalWrite(ledPin, LOW);
}

estado_anterior = estado;
}

Depois, faça a verificação e o upload para o microcontrolador.

Obs.: Para acender e apagar o led ao pressionar o botão, use o código acima quando montar o resistor como pull-down. Para circuitos pull-up, altere para o código para if ((!estado) && (estado_anterior)). Veja os detalhes na dica de programação Como usar push button com Arduino (programação).

Vídeo

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Como o projeto deve funcionar

1. Quando você rodar o programa, o led ficará apagado.

2. Ao pressionar o botão o led se acenderá. Entretanto, o led se manterá aceso após você soltar o botão.

3. Ao pressionar novamente o botão o led se apagará, invertendo-se assim o seu estado.

Explicando o Código do Projeto

1. Primeiro declaramos as constantes e as variáveis do projeto.

1.1. Observe que utilizamos a variável tipo "int". Veja na tabela abaixo as diferenças nos tipos de constantes e variáveis:

Tipo Valores Válidos para Variáveis e Constantes
char letras e símbolos: 'a', 'b', 'H', '^', '*','1','0'
int de -32767 até 32767 (apenas números inteiros)
float de -3.4 x 1038 até +3.4 x 10+38com até 6 dígitos de precisão (2 casas depois da vírgula)
double de -1.7 x 10308 até +1.7 x 10+308com até 10 dígitos de precisão

1.2. A constante buttonPin se refere ao push button que deverá estar conectado à porta digital 8 do microcontrolador Arduino.

1.3. A constante ledPin se refere ao Led que deverá estar conectado à porta digital 3 Arduino.

1.4. Declaramos as variáveis tipo int  estado e estado_anterior igual a 0 (zero) e guarda_estado.

2. Através da strutura void setup(), definimos:

2.1. Define ledPin como saída do controlador Arduino (OUTPUT) conectado ao pino 3.

2.1. Define buttonPin como entrada do controlador Arduino (INPUT) conectado ao pino 8.

ATENÇÃO: Se você utilizar a montagem com resistor pull-up interno do Arduino, substitua o comando INPUT por INPUT_PULLUP (leia: Projeto 02b - Led apaga com push button pressionado (pull-up interno do Arduino))

3. Através da estrutura void loop(), obtemos:

3.1. Primeiro fazemos a leitura do botão através função digitalRead(buttonPin), determinando se está pressionado (HIGH ou 1) ou se está liberado (LOW ou zero), armazenando esta informação na variável estado.

3.2. Através do comando if ((estado) && (!estado_anterior)) verificamos se a variável estado é true (HIGH) "E" se estado_anterior é false (LOW), pois utilizamos o operador lógico NOT (!). Portanto, com este comando condicional, conseguimos verificar se o botão está pressionado ou não. Este procedimento servirá para qualquer montagem do push button, seja pull-down ou pull-up. Se o botão estiver pressionado, teremos:

3..2.1. Através do operador lógico NOT (guarda_estado = !guarda-estado) o valor da variável guarda_estado será invertido. Desta forma, se a variável guarda_estado estava definida como LOW passará a ser HIGH e vice e versa. Para saber mais sobre operadores lógicos leia - Referência Arduino.

3.2.2. Através do comando delay(10) fazemos uma pausa de 10 milissegundos. 

3.3. Através da função condicional if verificamos se a variável guarda_estado é igual a HIGH:

3.3.1. Se sim, o led será aceso através da função digitalWrite(ledPin, High).

3.3.2. Se não, o led será ou permanecerá apagado de acordo com a função digitalWrite(ledPin, LOW).

Desafios

Com base neste projeto, resolva o seguinte desafio: {source} {/source}

O anúncio abaixo ajuda a manter o Squids Arduino funcionando, teste 1.

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