Início
/
Software
/
Dicas de Software
/
Como incluir uma biblioteca no IDE do Arduino
Como incluir uma biblioteca no IDE do Arduino
Angelo Luis Ferreira | 29/06/2018
Acessos: 13.064
Como incluir uma biblioteca no IDE do Arduino
Objetivo
Neste tutorial vamos mostrar como adicionar uma biblioteca no IDE do Arduino. Uma das grandes vantagens das placas Arduino é a diversidade de bibliotecas disponíveis que podem ser utilizadas em seus programas. Estas bibliotecas podem ser criadas para a linguagem "C" ou especificamente para o Arduino, reduzindo drasticamente o tempo gasto com programação.
Muitas vezes precisamos utilizar bibliotecas que não são nativas no IDE do Arduino, o que nos obriga a incluir estas bibliotecas de forma manual. Vamos mostrar com detalhes como fazer este processo.
Incluindo uma biblioteca no IDE do Arduino
Como exemplo, vamos utilizar uma biblioteca desenvolvida para a utilização do sensor de temperatura e umidade DHT 11, 22, 33 e 44. Mostramos como utilizar esta biblioteca no Projeto 40 - Sensor de temperatura e umidade DHT11 com display LCD.
Após fazer o download do arquivo da biblioteca, que no nosso exemplo é DHPlib.zip, abra o IDE do Arduino. No menu superior, clique em Scketch -> Incluir biblioteca -> Adicionar biblioteca.ZIP para enviar o arquivo.

Selecione o arquivo que você baixou e clique no botão Abrir.

Desta forma, a nova biblioteca foi instalada. Para utilizá-lo basta ir em Sketch -> Incluir Biblioteca e selecionar a biblioteca DHTlib.

Observe que o IDE adicionou no início do seu código a linha #include que é o comando para incluir a biblioteca do nosso exemplo.

Repita esse procedimento para toda biblioteca que precisar incluir no IDE.
O anúncio abaixo ajuda a manter o Squids Arduino funcionando
Comentários