Variáveis Arduino

Variáveis Arduino

Variáveis são posições na memória do ARDUINO marcadas com um nome e o tipo de dado que irão ser armazenados nessa posição. Essa posição de memória pode receber valores durante a execução do programa e podem ser alterados a qualquer momento, mas sempre respeitando o tipo de dado da variável. Antes utilizar uma variável ela deve ser declarada com um tipo e nome, e opcionalmente pode se atribuir um valor a ela.

A seguir é apresentado um exemplo onde se declarara uma variável do tipo inteiro com o nome de entradaAnalog com valor inicial igual a zero. Em seguida, atribui-se o valor da entrada analógica 2 do Arduino a esta variável:

Escopo das variáveis

Variáveis podem ser declaradas no inicio do programa antes da função setup(), dentro de funções e algumas vezes dentro de blocos de controles. O local onde uma variável é declarada determina o escopo variável, ou seja o local onde a variável será utilizada.

Global

Uma variável global deve ser utilizada por qualquer  função no programa. Este tipo de variável é declarada do programa ates da função setup().

Local

Uma variável local é declarada dentre de um bloco de função ou estrutura de controle. Ela somente poderá ser utilizada dentro deste bloco.

O seguinte exemplo mostra como declarar alguns tipos diferentes de variáveis em diferentes locais do programa:

Qualificadores de variáveis

Static

Static é utilizado para criar variáveis que são visíveis apenas em uma função. Ao contrário das variáveis locais que são criadas e destruídas a cada vez que uma função é chamada, as variáveis estáticas mantém o seu valor.

As variáveis ​​declaradas como estáticas só serão criadas e inicializadas pela primeira vez que uma função é chamada.

Volatile

Volatile é um qualificador utilizado para modificar o modo pelo qual o compilador e o programa trata essa variável. Especificamente, o qualificador orienta o compilador a carregar a variável a partir da RAM e não a partir de um registrador de armazenamento. No Arduino, o único lugar para que isto ocorra é em seções de código associado com interrupções chamado de rotina de serviço de interrupção.

Const

Const é um qualificador que modifica o comportamento da variável, tornando-a "read-only" (somente para leitura). Isso significa que a variável pode ser usada exatamente como qualquer outra variável, mas o seu valor não pode ser alterado. Você obterá um erro de compilação se tentar atribuir um valor a uma variável const.

Constantes definidas com a sigla const obedecem as mesmas regras do escopo das variáveis (global ou local).

Observação: Você pode utilizar const ou #define para criar constantes numéricas ou constantes de textos (string). Para vetores você deverá utilizar apenas const. Em geral é preferível utilizar uma variável const do que #define para definir constantes.

Página de início da referência

O anúncio abaixo ajuda a manter o Squids Arduino funcionando

Comentários

×

Infomações do site / SEO








×

Adicionar Marcadores